Identidade visual para Igreja Ortodoxa Russa

O escritório de design russo Tibidoh Design desenvolveu uma identidade visual para a Igreja Ortodoxa Russa, visando criar vínculos institucionais mais profundos, especialmente através da personalização de produtos não "necessariamente" religiosos.

acima: versão monocromática | abaixo: versão do logotipo em inglês

Segundo os idealizadores, o conceito visa tornar mais compreensível o que hoje forma o referencial visual da Igreja, "uma imagem borrada, que consiste em uma massa de símbolos dispersos", segundo o site tibidoh-design.com. Abaixo algumas aplicações:










Avaliação do blog? Olha, eu gostei, de verdade. Mas pedindo licença ao "designer" que vos fala, é bastante ousado até mesmo "discutir" o conjunto visual das tradições orientais, haja visto que há bastante resistência por parte do clero e povo. Contudo, tenho notado que a Igreja Ortodoxa Russa tem adotado  uma padronização interessante em todos os seus meios de comunicação, tanto na Rússia quanto na diáspora. Creio que a ideia, especialmente no tocante às aplicações em produtos como bolsas e camisetas, sofra algum tipo de resistência e/ou adaptação, para que não se caia na banalização do símbolo.