Neobarroco & Design


"As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria."

O barroco nasce no período de contra reforma, com base teológica e objetividade persuasiva, buscando reafirmar as Verdades católicas contra as contestações protestantes, que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia e, consequentemente, a igreja/templo como real morada divina.

É, portanto, um "estilo" artístico propriamente religioso, que também influenciou a arte e arquitetura civil, mas teve seu esplendor dentro das igrejas.

Eis que hoje encontramos como base conceitual para a arquitetura e o design o chamado "neobarroco", que contém importantes aspectos do barroco em si, sendo uma mescla de conceitos ditos "passados" com aplicações contemporâneas, dentro de cores, formas, volumetria e texturas. Mesmo sendo predominantemente laico, um design com tanta influência de um estilo essencialmente religioso não pode passar batido por este blog!

Raymond Williams defendeu a existência do Barroco contemporâneo, ou Neobarroco, como o chamam alguns, através da alegação de que todas as estruturas culturais apresentam traços residuais de épocas pregressas, opinião que é compartilhada com José Maravall e Frederic Jameson.

A hipótese de um retorno ao barroco se torna mais plausível quando se lembra que a próporia definiçao do Barroco histórico até agora é muito mal estabelecida, e já foi suposto que o Barroco como uma entidade particular se trata mais de um artefato, uma ficção da crítica, do que uma realidade viva. Para Gilles Deleuze, Barroco é apenas um conceito, uma razão suficiente por si mesma, desvinculada da história, que pertence à mesma categoria que o conceito de Deus.

Uma empresa italiana que particularmente gosto muito é a Modà, que faz belos projetos dentro da estética neobarroca, vale a pena dar uma olhada no portfólio, eis o link:

http://www.modacollection.it

O site deles é muito bom também!

Pena que não ganho sequer um centavo por tanta propaganda! =/

Paz e bem a todos!

Um comentário:

Ricardo Sanchez disse...

Que bela surpresa achar isso aqui. Procurava algo sobre Igreja Ortodoxa no Maranhão e fui levado para cá. Belo blogue.