CEN 2010

O Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Brasília de 13 a 16 de maio, tem como tema "Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários".

Vamos começar pelo tema: sinceramente, sou catequista há 8 anos e vejo o quão é difícil para os fiéis muitas vezes compreenderem que a eucaristia, segundo a doutrina católica, é a atualização do sacrifício de Cristo na cruz, sendo verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo, e não uma mera representação e imitação da Santa Ceia. Sendo assim, mais uma vez, o tema, num primeiro olhar, leva o espectador à uma compreensão de que a eucaristia trata-se de um mero pão, mero alimento carnal, mero símbolo e mera representação. Quantas vezes já ouvi meus catequisandos dizendo o quão é difícil ver Cristo em algo que, aos limitados olhos humanos, mais parece uma "bolachinha" (triste comparação...é, eu sei!). Enfim, quem sou eu para falar de um tema que nossos excelentíssimos bispos aprovaram, mas eu, em minha humildade de catequista paroquial, acredito que enquanto não tratarmos a eucaristia como Cristo, não só olhando para ela como Cristo, mas falando, gesticulando e pensando nela como sendo Cristo, ainda terei que muitas vezes ver meus catequisandos repetirem isso.


Mas vamos ao que o blog se propõe, ou seja, ao design. Minha gente, eu juro que peguei um susto quando vi a Identidade visual do CEN 2010. Eu sei que muitos dos meus leitores são cristãos, por isso, peço licença pra me expressar: QUE DIABOS É ISSO?


Por acaso foi o Hans Donner que fez essa marca? Quem nesse mundo, que tenha a mínima noção de design, ainda usa "degradês" como esses? Parece trabalho feito por aquem cabou de descobrir as primeiras ferramentas de preenchimento do Corel Draw, em outras palavras: credo!

Além do mais, segundo o vídeo que explica a construção do logotipo, a gênio que criou essa atrocidade visual quis dizer meio mundo de coisas ao mesmo tempo, inclusive que o congresso será em brasília, representada pela vetorização catedral. Pra começar, isso é no mínimo desnecessário. Fico imaginando alguém que se inscreveu pro congresso sabendo que era em brasília, comprando passagem pra brasília, chegando em brasília, se hospedando em brasília, pegando táxi em brasília e, quando finalmente chega ao congresso e vê o logotipo sem a catedral se pergunta: "ooohhh céu, onde estou?" ... aff!

E o que são aquelas três pessoas? Pior, o que são aqueles três vetores de pessoas? Nosso gênio não se deu ao trabalho sequer de fazer uma vetorização própria. Quem trabalha na área e conhece as centenas de sites de disponibilizam vetores prontos pra download, já conhece bem aquele rapaz de pé, com a mãozinha na cintura.

Dá uma olhada no vídeo disponível no site da Canção Nova, que ainda faz questão de chamar logotipo de "logomarca", termo que já cansou de ser debatido e tido como errado. Clique aqui para visualizar

Enfim, elementos demais, cores demais, degradês, vetores pontos, mistura de tipografias, etc. Opnião do blog? FEIO!