Explicando

Alguns visitantes do blog já me indagaram sobre alguns elementos presentes na figura do cabeçalho do blog. Eis então os esclarecimentos:
Na parte superior central da figura, encontra-se uma cruz de oito braços que simboliza a cruz de Cristo (também chamada de Cruz Ortodoxa) e mais duas ao lado, lembrando a passagem bíblica dos dois ladrões crucificados juntos com Jesus, um que ofendeu Cristo e foi condenado e outro que se arrependeu, confessou a Cristo a recebeu da boca do Senhor a promessa de estar a seu lado no Céu. Essas duas cruzes representam cada pessoa que coloca-se ao lado de Cristo, suas escolhas e as conseqüências das mesmas. Na base da Crus de oito pontas encontra-se um cálice e uma hóstia, representando a Eucaristia, que é a atualização do Sacrifício feito por Cristo na Cruz.


Do lado esquerdo encontram-se arabescos e sobre estes a figura de um bispo latino (Católico Romano), assim como um báculo, pessoas voltadas para a Cruz ajoelhadas (Jesus é o centro) e uma bíblia na mesma direção do báculo pastoral. Este lado simboliza o Ocidente e o avanço do Evangelho no mesmo feito pela Igreja Romana.


Do lado direito encontramos os mesmos elementos, porém caracterizados por detalhes do rito bizantino (vide a bispo com mitra bizantina e o báculo pastoral também bizantino), simbolizando o Oriente Cristão de maioria Ortodoxa. Os demais elementos possuem o mesmo significado: O avanço do Evangelho de Jesus pelo báculo pastoral do bispo, sucessor dos apóstolos.
No centro, o círculo representa o mundo e em volta dele todas as Igrejas onde o Evangelho é pregado e os sacramentos são celebrados.

No centro há a figura de um “diabinho” e de uma maçã mordida, simbolizando o pecado que há no mundo e que aflige todos os filhos de Deus.

Entendido? =D

Paz e bem!

4 comentários:

Nayara disse...

Parabéns pelo blog Pablo...muito original, criativo e envolvente, tudo parece muito simples quando você escreve e/ou descreve.É assim quando se é preparado para falar de Deus, esse é o seu Dom.
Beijos

Anônimo disse...

uma mistura de "motivos e até quadrinhos" com clássico e "suposta arte sacra", bom... designers devem gostar ainda bem que em uma Igreja nunca terá uma coisa dessas pintadas, a paz em Cristo com a marca do beijo de Maria.

Anônimo disse...

o diabo no centro do circulo está em destaque maior do que a Santíssima Euscaristia.. tem até uns arabescos em volta dele que o realçam e em volta da Santíssima Eucaristia não há nada que a evidencie, enobreça, destaque, Ela que é o centro, a fonte e o ápice da vida da Igreja!

Pablo Neves disse...

O objetivo do cabeçalho do site não é enobrecer a eucaristia...isso se faz na santa missa e não num blog! Aliás, Jesus não precisa de um cálice gigante, nem de litros e litros de sangue, pois uma só gota de seu preciosíssimo sangue é capaz de purificar o mundo inteiro...já o diabo não, ele sim precisa criar alarde, se mostrar grande, para que o mal ofusque a vista dos filhos de Deus e os faça desviar seu olhar de Cristo.

Não, o cabeçalho do site não é e nem tem a intenção de ser arte sacra, somente quer ser e de fato é um "cabeçalho de site".

Não, ele jamais iria para dentro de uma igreja, primeiro porque "cabeçalhos de sites" não vão para Igrejas, pelo contrário, o que muito entra na Igreja hoje é o sacrilégio daqueles que sequer honram o santíssimo sacrifício realizado sobre o altar. Pior é querer fechar os olhos para as raízes do diabo no mundo, representadas pelos arabescos, raízes estas que são tão grandes que as vezes confundimos com coisas comuns, mas que na verdade aos poucos seduzem toda humanidade.

Aliás, apesar da representação do cálice estar pequena, por acaso não deu pra notar a cruz de Cristo, grande e vitoriosa bem em cima? A cruz representa o único e verdadeiro sacrifício de Cristo, a celebração eucarística é atualização deste sacrifício, mas o sacrifício em si é único e está representado pela cruz, justamente o elemento que está no topo do desenho, sobressaindo-se de tudo.

Fala besteira e nem tem a dignidade de se identificar...credo!