Mosteiro de Novy Dvur por John Pawson


Pra quem costuma imaginar um abiente sombrio quando pensa em um mosteiro, este é um exemplo de como certos esteriótipos quanto à Igreja são equivocados. O Mosteiro de Novy Dvur, na República Checa, pertencente a ordem dos monges cistercienses, teve o projeto encomendado em 1999 pelos monges ao arquiteto britânico John Pawson, internacionalmente conhecido por seus projetos para Calvin Klein.

(o arquiteto John Pawson)

O mosteiro mantem aspectos originais do barrôco, mesclado com arquitetura comtemporânea, porém mantendo o mesmo vocabulário do projeto do século XII, por São Bernardo, enfatizando a qualidade da luz e proporção.



(vista superior do projeto)

A Ordem Cisterciense: No decorrer do século XI, apareceram novos movimentos espirituais entre os monges (e os cônegos), com o fim de retornar à verdadeira pobreza evangélica, ao trabalho manual, à pureza da Regra e ás autênticas fontes do monaquismo antigo. Cister foi fundado para tal fim.

Os fundadores do Novo Mosteiro restabeleceram o equilíbrio entre a vida litúrgica e o trabalho, embora não tivessem voltado de todo à letra da Regra. Realmente, várias funções litúrgicas, desconhecidas no tempo de São Bento e posteriormente introduzidas (como, por exemplo, a missa conventual cotidiana) forma conservadas e mudaram, assim, a ordem do dia. Receberam, além disso, os irmãos conversos, porque diziam ser-lhes impossível, sem eles, observar os preceitos da Regra dia e noite. Isto atesta que eles mesmos compreendiam então a Regra em muitos pontos, não no seu sentido histórico do século VI, mas conforme os comentários posteriores.

Os mosteiros fundados por Cister e suas filiais foram, desde o início, abadias independentes, unidas entre si, conforme estabelecida a Carta da Caridade. Seus abades reuniram-se anualmente em Cister para Capítulo Geral, a fim de promover o bem espiritual dos monges a eles confiados.




lindo né? =)