Curso de doutoramento em Arte Sacra

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto - apresenta um projecto “pioneiro e inovador de estudos doutorais em Arte Sacra” – salienta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. Trata-se de um curso com a duração de três anos, com um programa abrangente e multidisciplinar, numa perspectiva integradora. O cruzamento de saberes proposto constitui uma marca da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. O curso integra diferentes componentes que o tornam “particularmente atractivo para um leque vasto de destinatários” - realça.

A necessidade de aprofundamento de estudos na área do património artístico e monumental e a intenção de promover a elevação dos níveis académicos neste domínio, levam a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa a criar o Curso de Doutoramento em Arte Sacra. “O cruzamento entre a arte e o sagrado quer nos seus fundamentos, quer nas suas manifestações, situa-se entre os temas que podem alcançar um tratamento adequado no âmbito da Escola das Artes, cujos objectivos passam pelo espírito interdisciplinar e pela transversalidade de abordagens e domínios artísticos” – afirma.

Embora se reconheça que importantes progressos têm sido feitos no que respeita ao registo e à salvaguarda do património religioso, existindo interessantes no quadro do seu inventário e da sua musealização, “há ainda um território aberto à investigação e carente de profissionais qualificados e de investigadores que desenvolvam e aprofundem o trabalho iniciado”. O plano de estudos aborda diferentes realidades, como as artes plásticas, a arquitectura, a música, sem esquecer questões ligadas à musealização e à dinamização turística deste património.

Informações? é só clicar aqui

Vai fazer o curso? Pecado capital nº2...que inveja de você! ¬¬