Lighting Design in Church

A premiação anual GE Edison Award Competition foi criada pela GE Lighting para destacar a importância da luminotécnica na arquitetura e mostrar usos inovadores da tecnologia disponível lighting design.

Em 2001, o grande prêmio GE Edison Award coube ao escritório , George Sexton Associates pelo trabalho realizado na igreja Herz Jesu Kirche, em Munique, Alemanha. "Santuários geralmente apresentam sérios desafios para o lighting designer, porque é necessário valorizar a beleza do ambiente sem agredir sua integridade, sua história e sua funcionalidade", comentou May Beth Gotti, gerente do GE Lighting Institute.

O júri selecionou mais cinco projetos considerando a qualidade do design da luz, a funcionalidade do sistema, compatibilidade com a arquitetura, uso do estado-da-arte na tecnologia de iluminação, eficiência energética, cor e forma da luz, além da capacidade da iluminação em revelar a obra. Outros 8 projetos receberam menções honrosas.


Igreja Herz Jesu Kirche

Na iluminação da Igreja do Coração de Jesus, de Munique foi aplicado um sistema de luz em camadas, através do qual, a perspectiva das superfícies e sua resposta à luz determina a articulação do design. A igreja inteira foi iluminada com dois tipos de lâmpadas halógenas de tungstênio de 500 watts tipo PAR 56. Um sistema de dimmers controla as várias camadas de luz, criando ambiências adequadas a cada uma das funções da igreja. "Wallwashers" dotados de fontes com 500 watts iluminam verticalmente os altares e cruzes. Luminárias ajustáveis, utilizando a mesma lâmpada, varrem horizontalmente a congregação de fiéis. Fontes mais discretas, de 240 watts, destacam o altar principal.

Fotos: Florian Holzherr