ÍCONES DO DESIGN NA IGREJA DE S. VICENTE - Colecção Paulo Parra

A Câmara Municipal de Évora e o coleccionador de design Paulo Parra, Director do curso de Design da Escola de Artes da Universidade de Évora, inaugurou no dia 11 de Julho, a exposição Ícones do Design na Igreja de S. Vicente, em Évora, patente ao público até finais Setembro de 2009.


A relação entre um Espaço Religioso e Objectos de Culto é uma das intenções exploratórias desta exposição, quer pelas características especiais do espaço – igreja do século XVI – quer pela diversidade de linguagens que caracterizam o espólio a expor – colecção de design industrial do século XIX e XX, mostrando a evolução do design industrial nas suas vertentes mais importantes, seja no contexto social, tecnológico ou estético.

A Colecção Paulo Parra é actualmente composta por mais de 2000 objectos, entre os quais cerca de um quarto – o núcleo central da colecção – são referenciados como sendo dos principais Ícones do Design Industrial, grande parte deles integrados em colecções como a do Museu de Arte Moderna de Nova York, do Design Museum de Londres, do Centre Georges Pompidou de Paris ou do Neue Sammlung de Munique. Os principais designers industriais do mundo, assim como as principais marcas também se encontram presentes no espólio. Este, pela sua qualidade e quantidade, encontra-se posicionado na sua área entre os melhores conjuntos internacionais atrás referidos.

fonte: http://www.uevora.pt