Dois em uma!

Coincidentemente, minha viagem a São Paulo fora marcada por características que tem tudo a ver com esse blog: Design e Espiritualidade. A priori, fui visitar a 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, promovida pela ADG, e para minha surpresa, na mesma rua onde localiza-se o Centro Cultural São Paulo, que sedia o evento, encontra-se também a Catedral Ortodoxa de São Paulo, da Igreja Ortodoxa Antioquina.

Dois momentos numa mesma rua. De um lado, o evento reunindo trabalhos de design visual dos mais variados cantos do Brasil. Do outro, a espiritualidade milenar da Igreja Ortodoxa, de tradição bizantina, da qual sou um fiel admirador e defensor. No meio disso tudo, eu! =D

É claro, eu não ousei esperar encontrar trabalhos de design sacro na bienal, sequer encontrar um cadeira Le Corbusier na Catedral, mas estar entre estes dois pontos tão fortes e marcantes relacionados ao meu cotidiano me fez buscar algo em comum em ambos, o que é difícil, eu concordo, mas não impossível.

O fato é que a única coisa que me vinha em mente era este blog e de como tento sintetizar o que é produzido de “sagrado” dentro do design. Um conclusão? É claro que não, seria até muita ousadia minha querer encontrar uma resposta que explicasse o elo entre duas coisas tão ricas, porém, uma coisa é certa: observando cada trabalho e como ambos se comportam, vejo que tanto o design quanto a espiritualidade, buscam atender necessidades humanas e, como o ser humano é um graaaaaaaande enigma, nada mais certo do que aceitar que o maior aprendizado no estudo de ambos, tanto quanto o resultado final, é justamente o processo de descoberta.

Paz e Bem! =D