E por falar em Design “Sacro”

O Papa Bento XVI utilizou uma cadeira produzida por uma ONG paulista com madeira reciclada nas duas celebrações que presidiu durante sua visita a cidade de Aparecida, interior de São Paulo.A peça, idealizada pela designer Cláudia Moreira Salles, tem 1,60 metro de altura e 85 cm de largura. A ONG Marcenaria da Fazenda foi a responsável pela produção do trono, além de seis cadeiras para cardeais e seis genuflexórios - suporte utilizado para ajoelhar durante as orações - que foram usados na cerimônia da oração do terço e na missa campal. Os móveis que foram usados pelos cardeais seguiram o mesmo padrão do "trono papal".

Todas as cadeiras e genuflexórios tiveram a estrutura feita em peroba, com detalhes do encosto e dos braços confeccionados com as madeiras óleo de bálsamo, pinho de riga, pereira e jacarandá. "Hoje temos várias maneiras de usar madeiras de maneira respeitosa com a natureza", afirmou a designer.

A madeira foi comprada em demolições de fazendas e casas no estado de São Paulo. De acordo com a designer, o projeto da cadeira foi baseado na simplicidade, mas com símbolos que mostrassem a importância do evento. "O encosto simboliza um manto e os tipos de madeira a diversidade da população brasileira", afirmou Cláudia.

Cláudia Moreira Salles

Claudia Moreira Salles nasceu no Rio de Janeiro, em 1955, e se formou pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), na mesma cidade, em 1978. Desenvolveu vários projetos para produção em série junto a indústrias. Em meados dos anos 80, radicou-se em São Paulo e passou a projetar móveis de extremo apuro técnico e com feitura artesanal ou semi-artesanal, usando as possibilidades da madeira.
As criações da designer já ultrapassaram as fronteiras do país. Seus móveis foram publicados em várias revistas especializadas de diversos países e são vendidos em algumas cidades do exterior, como Nova York, Los Angeles, Paris, Lisboa e Düsseldorf.


http://claudiamoreirasalles.com/

Nenhum comentário: