Orientações para adequação litúrgica, restauração e conservação das igrejas




A Edições CNBB lançou o texto de Estudos número 113 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Orientações para adequação litúrgica, restauração e conservação das igrejas“. Aprovado na última reunião do Conselho Permanente e apresentado na 58ª Assembleia Geral da Conferência, o material é um subsídio que auxiliará na manutenção, conservação e restauração de igrejas, adequando os espaços de celebração de acordo com a renovação litúrgica do Concílio Vaticano II.

O assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, padre Thiago Faccini Paro, ressalta essa relação conciliar. “Com a reforma litúrgica proposta pelo Concílio Vaticano II e a publicação dos novos rituais, foi necessário adaptar nossos espaços de celebração, de modo a torná-los funcionais às ações litúrgicas”, explica.

CNBB utiliza uma linguagem mais pastoral do que técnica, tratando das diversas disciplinas, projetos e ações práticas envolvidos no empreendimento da adequação litúrgica. O material oferece a pastores, comunidades e profissionais da área, que, de alguma forma, são responsáveis pela igreja e outras edificações eclesiásticas, elementos para conhecimento do significado e das normativas da Liturgia para a vida dos monumentos da fé.




Mesmo com o caráter pastoral, a preparação do subsídio contou com especialistas. A equipe de reflexão do Setor de Espaço Litúrgico, composta por arquitetos, artistas especialistas em arte sacra e espaço celebrativo, redigiu a primeira versão do texto e submeteu à avaliação de peritos de diversas áreas e dos bispos. Ao final de uma caminhada de seis anos o texto teve a aprovação pelo Conselho Permanente da CNBB em março deste ano. #cnbb #artesacra #arquiteturasacra