Simbolismo e Metodologia Projetual de Design Aplicada no Desenvolvimento de Artefatos Religiosos

Esse título enorme acima é o nome do grupo de pesquisa que eu e a profª. Ma. Karoline Guimarães, estamos coordenando com os alunos da graduação em Design da Universidade Ceuma, em São Luis do Maranhão. O objetivo, resumidamente, é inserir os estudantes dentro do processo metodológico projetual utilizando como temática uma campo de trabalho não tão "corriqueiro" no design, que é o caso dos projetos de temática religiosa.



Na primeira fase do projeto, que tem previsão de 12 meses para conclusão, os estudantes tem como objetivo desenvolver um livro ilustrado para crianças a partir de 3 (três) anos de idade, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, com informações de caráter catequético e litúrgico.

A escolha do tema, por mais que vocês não acreditem, não se deu necessariamente pelo fato de eu ser sacerdote da Igreja Sirian Ortodoxa, apesar de isso ter embasado bastante a escolha. O fato é que a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil possui uma ala missionária, voltada para evangelização de brasileiros e que ainda é muito carente de ferramentas e instrumentos de evangelização, especialmente no tangente as mídias, sejam impressas ou digitais. Obviamente, a escolha do tema, como disse, pôde basear-se em minha experiência pessoal como missionário da Igreja no Brasil que, além do trabalho comunitário, desenvolvo o papel de coordenador da Comissão de Comunicação da Igreja Sirian Ortodoxa no Brasil.

No mais, em breve trago mais fotos e resultados dos trabalhos.

Pax!