Pantocrator por Pablo Neves

Esse na verdade é um post que de tanto adiar, acabei esquecendo de postar e só agora, revirando uns arquivos no notebook, encontrei as fotos que precisava. Trata-se de uma pintura que fiz em meu atelier, baseado no estilo bizantino de iconografia.

Pablo Neves pintando o Pantocrator - porque de artista "quase" todo designer tem um pouco

O Pantocrator, do grego Παντοκράτωρ, é a representação de Jesus como "todo poderoso" ou "onipotente". Nesse caso, em posição de benção latina, com os dois dedos da mão direita juntos indicando a dupla natureza de Cristo - Divina e humana - e a Sagrada escritura na mão esquerda.


Como fiz questão de destacar, trata-se de uma pintura baseada na iconografia bizantina dos ícones e não em um ícone propriamente, pois estes são feitos por monges com pigmentos especiais e abençoados pelo bispo, estando o iconógrafo em jejum e oração constante.

Enfim, mais um post atrasado de 2011, pra fechar o ano sem dever nada pro blog! =)

Pax!

3 comentários:

Isabella Dalfovo disse...

Gostei muito do estilo e personalidade da pintura, acho que em breve terei uma obra sua em uma de "minhas" obras

Pablo Neves disse...

que os anjos digam "amém" por isso!

Luciana disse...

Teu trabalho é muito bonito. Lembrei-me agora de um frade carmelita que conheço, Frei Márcio desenha muito bem, ele é diácono e está vivendo no momento no MT. Achei que vocês teriam várias figurinhas para trocar, hehehe. Lembrei também do frei Marcos Matsubara, além de cantor e compositor, é também desenhista de mão cheia.
Saudações,
Luciana

http://www.castelointerior.org