Explicando

Alguns visitantes do blog já me indagaram sobre alguns elementos presentes na figura do cabeçalho do blog. Eis então os esclarecimentos:
Na parte superior central da figura, encontra-se uma cruz de oito braços que simboliza a cruz de Cristo (também chamada de Cruz Ortodoxa) e mais duas ao lado, lembrando a passagem bíblica dos dois ladrões crucificados juntos com Jesus, um que ofendeu Cristo e foi condenado e outro que se arrependeu, confessou a Cristo a recebeu da boca do Senhor a promessa de estar a seu lado no Céu. Essas duas cruzes representam cada pessoa que coloca-se ao lado de Cristo, suas escolhas e as conseqüências das mesmas. Na base da Crus de oito pontas encontra-se um cálice e uma hóstia, representando a Eucaristia, que é a atualização do Sacrifício feito por Cristo na Cruz.


Do lado esquerdo encontram-se arabescos e sobre estes a figura de um bispo latino (Católico Romano), assim como um báculo, pessoas voltadas para a Cruz ajoelhadas (Jesus é o centro) e uma bíblia na mesma direção do báculo pastoral. Este lado simboliza o Ocidente e o avanço do Evangelho no mesmo feito pela Igreja Romana.


Do lado direito encontramos os mesmos elementos, porém caracterizados por detalhes do rito bizantino (vide a bispo com mitra bizantina e o báculo pastoral também bizantino), simbolizando o Oriente Cristão de maioria Ortodoxa. Os demais elementos possuem o mesmo significado: O avanço do Evangelho de Jesus pelo báculo pastoral do bispo, sucessor dos apóstolos.
No centro, o círculo representa o mundo e em volta dele todas as Igrejas onde o Evangelho é pregado e os sacramentos são celebrados.

No centro há a figura de um “diabinho” e de uma maçã mordida, simbolizando o pecado que há no mundo e que aflige todos os filhos de Deus.

Entendido? =D

Paz e bem!